AIR CANADA

Com vôos diários partindo de Toronto para Honolulu, Londres, Los Angeles, Paris, Munique, Frankfurt, Amsterdã, Tel Aviv, Barbados, México, Taipei, Hong Kong, Beijing, Nagóia, Tóquio, Osaka, Seul e outros destinos, a AIR CANADA se tornou uma das maiores e mais respeitadas empresas aéreas do mundo, sempre se preocupando com o atendimento e principalmente a seguranças de seus passageiros.
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A história
Tudo começou no dia 11 de abril de 1936 com a fundação da TCA (abreviação de Trans-Canada Airlines), depois que o governo canadense determinou a criação de uma empresa aérea, subsidiária da Canadian National Railwaysm uma companhia ferroviária estatal. Isto porque, o recém criado Departamento de transporte do Governo Canadense, sob o comando do ministro C.D. Howe, achou necessário criar uma companhia aérea estatal para ligar as cidades entre a costa leste e oeste do país. Com investimento de US$ 5 milhões, o governo comprou três aeronaves e contratou executivos experientes com passagens pela United Airlines e American Airlines para administrar a TCA. A nova companhia aérea, com sede na cidade de Winnipeg, iniciou suas atividades no dia 1 de setembro de 1937 realizando um vôo entre as cidades de Vancouver e Seattle nos Estados Unidos, transportando dois passageiros e malotes de correio. Somente em julho do ano seguinte, a a companhia aérea contratou seus primeiros atendentes de bordo.
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Pouco depois, em 1939, foi realizado o primeiro vôo transcontinental, entre Vancouver e Montreal e em 1943 o primeiro vôo através do Atlântico Norte, como parte dos esforços de guerra canadense, entre as cidades de Montreal e Prestwick. No final desta década, em 1949, a sede da companhia aérea foi transferida para a cidade de Montreal. Em abril de 1955, a TCA se tornou a primeira operadora na América do Norte de uma aeronave turbo-hélice, com a introdução dos aviões Vickers Viscount 700 na rota entre a cidade de Montreal e Winnipeg. Cinco anos depois, a empresa aera ingressou na era do jato puro, com a integração das primeiras aeronaves Douglas DC-8-40 em sua frota.
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A década de 60 foi repleta de novidades: primeiro, no dia 1 de janeiro de 1965, a empresa aérea assumiu oficialmente o nome de AIR CANADA, época em que se tornou a maior companhia aérea do Canadá; e no ano seguinte, se transformou na primeira empresa do continente a realizar vôos para a União Soviética. A companhia aérea se tornou independente da Canadian National Railways em 1978, iniciando suas atividades como uma empresa estatal independente. Nos anos 80, a AIR CANADA cresceu através de aquisições de pequenas companhias aéreas canadenses, aumento de rotas e compra de novos e modernos aviões. Além disso, em 1984, a companhia introduziu no mercado o Aeroplan, hoje reconhecido como um dos melhores programas de fidelidade da indústria aérea.
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No final desta década foi concluído o processo de privatização da AIR CANADA e a consolidação como principal empresa aérea canadense. Em 1995, quando foi assinado o acordo de Open-Skies com os Estados Unidos, a AIR CANADA aproveitou para aumentar consideravelmente o número de vôos entre os dois países, ganhando ainda mais mercado. No dia 14 de maio de 1997, a AIR CANADA, juntamente com a Lufthansa, a Scandinavian Airlines, Thai Airways e United Airlines, fundou a aliança global Star Alliance. Com isso, sua participação no mercado internacional, no qual era especialmente forte no Atlântico Norte foi substancialmente aumentada.
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Em 1999, por iniciativa do governo canadense, a aviação foi parcialmente desregulamentada, permitindo a consolidação de algumas empresas. Com isso, a AIR CANADA não demorou muito para apresentar uma proposta de compra da Canadian Airlines, que há anos acumulava resultados negativos. Os controladores da Canadian Airlines, sem alternativa, tiveram de vender a empresa para a AIR CANADA em janeiro de 2000. Esta aquisição foi fundamental para a sobrevivência da própria AIR CANADA, pois aumentou sensivelmente sua presença no mercado asiático, historicamente melhor servido pela ex-rival, e no front doméstico, onde a companhia aérea se tornou um gigante de proporções quase monopolísticas.
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A AIR CANADA passou por severas dificuldades financeiras após os Ataques de 11 de Setembro de 2001, entrou em concrodata e se recuperou somente a partir de 2004. Para celebrar a nova fase, a companhia aérea contratou a cantora Celine Dion para ser garoto-propaganda da marca. Ao comemorar 70 anos de atividades em 2006, a AIR CANADA transportou 34 milhões de passageiros. Recentemente a AIR CANADA apresentou sua nova classe executiva para vôos internacionais, proporcionando aos viajantes mais sofisticação e conforto com poltronas que viram camas e divisórias que garantem ainda mais privacidade e tranqüilidade durante a viagem.
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O pioneirismo
1958
● A AIR CANADA foi a primeira companhia aérea do mundo a instalar um sistema de gravação na cabine da aeronave, que mais tarde viria a ser batizado pela indústria de “Caixa Preta”.
1961
● Primeira empresa aérea do mundo a instalar o sistema automatizado de reservas.
1987
● Primeira empresa aérea do mundo a instituir em seus aviões a política de proibição de fumar.
1990
● Primeira empresa aérea do mundo a operar o Airbus A320.
1999
● Primeira empresa aérea canadense a instituir o Chek-In Express através de quiosques instalados em aeroportos.
2000
● Primeira empresa aérea comercial do mundo a oferecer a seus passageiros em vôo a possibilidade de mandar e receber emails, além de navegar na Internet.
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A evolução visual
O logotipo da AIR CANADA passou por algumas pequenas modificações ao longo dos anos. A última delas aconteceu em 2005 quando a companhia aérea modernizou seu logotipo, sempre mantendo a famosa “Maple Leaf” (folha da árvore símbolo do Canadá) com principal ícone de comunicação.
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Além disso, apresentou os novos uniformes da tripulação de bordo e a nova pintura de seus aviões, que ganharam uma “Maple Leaf” moderna e totalmente estilizada na cauda e a coloração cinza-azulada.
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Os slogans
Go Far. (2009)
Enjoy the ride.
Air Canada. Defy obstacles.
Yes, we can.
 (anos 80)
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Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação: 11 de abril de 1936
● Fundador: Governo canadense
● Sede mundial: Montreal, Canadá
● Proprietário da marca: ACE Aviation Holdings Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Robert Milton
● CEO & Presidente: Calin Rovinescu
● Faturamento: US$ 7.9 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 672 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 2.1 bilhões (junho/2010)
● Destinos: 178
● Frota: 202 aviões
● Hubs principais: Aeroportos internacionais de Vancouver, Calgary e Toronto
● Programa de milhagem: Aeroplan
● Passageiros transportados: 31 milhões (2009)
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 24.700
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Subsidiárias: Air Canada Jazz, Air Canada Jetz e Air Canada Vacations
● Slogan: Go Far.● Website: www.aircanada.com
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A marca no mundo
Hoje em dia, a AIR CANADA, décima quarta maior companhia aérea do mundo, opera uma média de 1.370 vôos por semana, para 178 destinos diferentes com suas mais de 200 aeronaves, transportando anualmente mais de 31 milhões de passageiros. Além disso, sua subsidiária regional, chamada AIR CANADA JAZZ, possui outras 133 aeronaves. A empresa ainda é proprietária da agência AIR CANADA VACATIONS, que pacotes das férias para 90 destinos do mundo através da companhia aérea; e da AIR CANADA JETZ, uma empresa aérea especializada em vôos charter especializada em transportar executivos, equipes esportivas e celebridades.
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Você sabia?
● O principal centro de operações (chamado em inglês de HUB) da AIR CANADA é o Aeroporto Internacional Pearson Toronto, em Mississauga, Ontário, enquanto a sede da empresa está localizada em Montreal, Quebec.

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