ALASKA AIRLINES

Se você nunca ouviu falar da ALASKA AIRLINES, fique sabendo que esta companhia aérea é considerada uma das melhores dos Estados Unidos. Oferecendo serviços excelentes, pontualidade e agilidade, hoje em dia os jatos com o esquimó na cauda, que se transformou em ícone da marca, são vistos cortando os céus desde o Canadá até o México, unidos por uma linha de serviços que abrange toda a costa oeste americana.

A história
A empresa hoje conhecida como ALASKA AIRLINES começou sua rica história em 1932 quando Linious “Mac” McGee fundou a sua própria empresa aérea, a McGee Airways, realizando vôos a partir de Anchorage (capital do Alasca) para Bristol Bay, utilizando para isso um Stinson, avião que possuía apenas três assentos. Em 1934 ele associou-se à Star Air Service, que naquele momento, com uma frota de 15 aeronaves, era a maior empresa aérea do Alaska. Outra expansão ocorreria em 1937 com a compra da Alaska Interior Airlines. A empresa passou a ser conhecida então como Star Air Lines. Finalmente no dia 2 de maio de 1944 a companhia aérea realizou seu primeiro vôo com o nome de ALASKA AIRLINES.


Os anos do pós-guerra assistiram uma incrível quantidade de operadores pequenos e médios competindo nas rotas do gélido estado americano. Apesar desta situação, a ALASKA AIRLINES foi crescendo, absorvendo algumas empresas e expandindo assim suas rotas e serviços. No início dos anos 50 começou a oferecer serviços para as cidades de Seattle e Portland, no continente americano. Os Convair 880 foram adicionados a sua frota em agosto de 1961 e deram novo impulso aos serviços da empresa. Foi nesta década, que além de mudar sua sede para a cidade de Seattle, a empresa começou a promover o turismo para o estado do Alasca, conseguindo com isso atrair milhares de novos passageiros. A empresa continuou crescendo e em 1972, Ron Cosgrave e Bruce Kennedy ingressaram na companhia e mudaram a mentalidade da ALASKA AIRLINES, priorizando a qualidade dos serviços acima de tudo.


Em 1987, a empresa adquiriu o controle da Horizon Air, companhia aérea regional fundada em 1981, e da Jet America. A Horizon foi então transformada em subsidiária da ALASKA, e logo em seguida adotou a nova padronização de imagem da empresa-mãe. Os horários foram coordenados para permitir conexões ainda mais curtas, e a empresa experimentou uma enorme expansão de seus serviços, iniciando vôos para cidades como Oakland, Phoenix e Boise. A ALASKA AIRLINES foi então diversas vezes agraciada com o título de melhor serviço entre todas as empresas aéreas domésticas norte-americanas. Em 1988 começou a oferecer vôos para resorts mexicanos nas cidade de Mazatlan e Puerto Vallarta. No final desta década a ALASKA AIRLINES oferecia vôos para 30 cidades em seis estados fora do Alasca.


Após o colapso da União Soviética, a companhia aérea operou também ligações regulares para o extremo oriente russo, mas estas foram suspensas em 1998 devido à crise financeira na Rússia. Nesta época, com a compra de aeronaves modernas, como por exemplo, uma nova geração de Boeing 737, o número e a variedade de conexões oferecidas pela empresa cresceram significativamente. Isto permitiu que a empresa realizasse os primeiros serviços transcontinentais, inaugurados em 2001, ligando Seattle à Washington e logo depois, à Miami, assim como para Orlando, Newark, Boston e Dallas. No mês de outubro de 2007, a ALASKA AIRLINES introduziu uma nova oferta de vôos para o Havaí, com destino para as paradisíacas Honolulu, Lihue, Kahului e Kona. Pouco depois, em 2009, iniciou serviços de Seattle para as cidades de Houston e Atlanta. Recentemente, em 2011, a ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a anunciar a substituição dos manuais de vôo em papel por tablets da Apple. Além de mais amigáveis ao meio-ambiente, os iPods prometem aumentar a segurança e eficiência dos vôos. Ainda em 2011, pelo quarto ano consecutivo, a J. D. Power and Associates reconheceu a ALASKA AIRLINES como a companhia aérea com melhor avaliação na satisfação dos consumidores.


A frota
A ALASKA AIRLINES possui uma das frotas mais modernas da aviação comercial americana, operando vários tamanhos e tipos de aeronaves, todos da família Boeing 737 (400/700/800/900). Apesar de sua frota possuir uma pintura padronizada, totalmente identificada pelo esquimó na cauda de suas aeronaves, a companhia aérea utiliza pinturas especiais em alguns de seus aviões para chamar atenção para sua imagem corporativa por meio de cores e formas inusitadas. Três deles representam os personagens de desenhos animados da Disney, e sua principal tarefa é promover férias no Disneyland Resort na Califórnia. Outros se referem a temas comumente associados com o estado do Alasca, como por exemplo, um Boeing 737-400 pintado com um salmão gigante (batizado de “Salmon Thirty Salmon”); ou o The Spirit of Alaska Statehood, cuja pintura extremamente colorida é composta por esquimós, trenós sendo puxados por cachorros e belugas, que representam o espírito do Alasca.


Os serviços
Para passageiros da primeira classe que usam os serviços da ALASKA AIRLINES são oferecidos uma refeição (em algumas ocasiões com o tradicional salmão do Alasca), um lanche rápido e excelentes vinhos californianos. Já os passageiros da classe econômica podem fazer uso da oferta Northern Bites, introduzida em 2006 e na qual é possível comprar refeições ou os chamados “kits de piquenique” (seleção de deliciosos petiscos) a um preço acessível de aproximadamente US$ 6. Na maioria de suas aeronaves está instalado o sistema digEplayer, o que significa que praticamente todos os passageiros têm à sua disposição um dispositivo parecido com um leitor de DVD, em cuja memória há filmes, desenhos animados e música. A ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a apresentar este tipo de solução em seus aviões. A partir de 2009, passou a oferecer Internet sem fio de alta velocidade à bordo de seus aviões. A companhia aérea mante lounges (batizados de Board Room) nos aeroportos de Anchorage, Los Angeles, Portland, San Francisco e Seattle.


A evolução visual
A identidade visual da ALASKA AIRLINES passou por algumas modificações ao longo dos anos. O tradicional esquimó passou a fazer parte do logotipo da marca no início dos anos 70. Desde então a identidade corporativa da marca passou por modernizações, incluindo tipologia de letra e seu principal símbolo (o esquimó), que passou também a estar presente na cauda de seus aviões.


Os slogans
North of Expected.
Fly with a Friendly Face.
For the same price, you just get more.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1932
● Fundador: Linious “Mac” McGee
● Sede mundial: Seattle, Washington
● Proprietário da marca: Alaska Air Group Inc.
● Capital aberto: Sim (1943)
● CEO: William Ayer
● Presidente: Brad Tilden
● Faturamento: US$ 3.83 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 251.1milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 2.5 bilhões (dezembro/2011)
● Frota: 117 aviões
● Destinos: 93
● Hubs principais: Seattle-Tacoma International Airport e Portland International Airport
● Programa de milhagem: Mileage Plan
● Passageiros transportados: 17 milhões (2010)
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 11.850
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Principais concorrentes: Southwest Airlines, Virgin America, Hawaiian Airlines e US Airways
● Ícones: O esquimó na cauda de seus aviões
● Slogan: North of Expected.● Website: www.alaskaair.com

A marca no mundo
Atualmente a ALASKA AIRLINES oferece vôos para mais de 93 destinos entre os Estados Unidos, Canadá e México, especialmente na costa ocidental americana, sendo 20 deles no estado do Alasca. Uma das melhores e mais conceituadas companhias áreas americana possui uma moderna frota de 117 aviões. A ALASKA AIRLINES tem forte presença e vôos nas cidades de Anchorage, Seattle, Portland, San Francisco e Los Angeles. Considerada a sétima maior companhia aérea do mercado americano, transportou em 2010 mais de 17 milhões de passageiros. A empresa ainda é proprietária da Horizon Air, que opera principalmente vôos curtos na costa oeste americana com uma frota superior a 40 aeronaves.

Você sabia?
● A ALASKA AIRLINES possui uma história de pioneirismo em tecnologia para melhorar a experiência de seus passageiros. Foi a primeira companhia aérea americana a emitir bilhetes on-line em 1995 e, quatro anos depois, pioneira em oferecer check-in e cartão de embarque pela Internet. Hoje, quase dois terços de seus clientes efetuam o check-in online ou em um dos 444 quiosques em 80 aeroportos.
● A empresa também presta serviço de transporte de carga na costa oeste americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário