ALPHAGRAPHICS


A ALPHAGRAPHICS oferece aos seus clientes uma imensa variedade de serviços, que incluem planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando-os a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança. Seja um simples documento PB ou um complicado catálogo colorido, o cliente encontrará a solução de impressão de acordo com seu projeto. A empresa está sempre focada em influenciar as tendências da comunicação e impressão digital para dar aos seus clientes as mais completas soluções em comunicação visual e gerenciamento de documentos.

A história
A ALPHAGRAPHICS foi fundada pelo empreendedor Rodger Ford na cidade de Tucson, estado americano do Arizona, no ano de 1970. Pioneiro e inovador, a visão dele era criar unidades que oferecessem comunicação visual de vanguarda (cópia e impressão), utilizando as últimas tendências tecnológicas, para estabelecimentos comerciais. Isso era representado pelo primeiro slogan da empresa: Printshops of the future. Depois de construir um sistema de operação de sucesso na área de impressão e publicação e um modelo de negócios extremamente rentável, a empresa iniciou seu sistema de franquia em 1979. Já pouco tempo depois, em 1984, a ALPHAGRAPHICS se tornou a número 1 do mundo em impressão de varejo, tornando-se a primeira empresa a ter lojas de editoração gráfica.


Em meados da década de 80, a ALPHAGRAPHICS ganhou o mercado global de forma agressiva, se tornando a primeira franquia gráfica a expandir-se internacionalmente, inaugurando sua primeira unidade estrangeira em Hong Kong no ano de 1986, na Arábia Saudita e na cidade de Londres. Nos anos seguintes a empresa cresceu numa velocidade espantosa, prestando serviços de alta qualidade que ofereciam uma completa gama de soluções para comunicações gráficas expressas, como por exemplo, design, cópia, impressão digital, Off-set, digitalização, acabamento, serviços postais, impressão em grandes formatos, impressão de dados variáveis e itens promocionais. No ano de 2000, a empresa inaugurou sua primeira unidade no Brasil.


Em 2001, a ALPHAGRAPHICS foi adquirida pelo grupo britânico Pindar, empresa líder no mercado de mídia eletrônica com mais de 170 anos de existência que oferece comunicação e publicidade para multicanais, além de impressão de catálogos e gerenciamento de conteúdo, e-commerce, design e serviços fotográficos. Nesse mesmo ano, a sede mundial da empresa se mudou para a bela Salt Lake City, no estado de Utah. Há poucos anos atrás a ALPHAGRAPHICS lançou no mercado o agbook, sua divisão de livros sob demanda, transformando suas unidades em centros de apoio para novos autores. Essa nova divisão oferece serviço a milhares de autores que poderão sair do anonimato para assumir o controle de suas obras com total independência, além da oportunidade de relançamento de grandes obras que já saíram de circulação.


Atenta ao manejo economicamente viável, socialmente benéfico e ambientalmente adequado das florestas do planeta, a ALPHAGRAPHICS conquistou o certificado da organização não governamental FSC - Forest Stewartdship Council (Conselho de Manejo Florestal) - que serve para garantir o rastreamento dos produtos fabricados a partir da madeira. Atualmente a ALPHAGRAPHICS é especialista não somente na área de impressão, mas também em serviços que envolvem design, mailing, arquivamento digital e soluções de marketing que incluem as últimas tecnologias em impressão de dados variáveis, marketing 1 a 1 e campanhas envolvendo diferentes mídias.


A evolução visual
Em 2011 ocorreu a primeira grande mudança em sua identidade visual em 41 anos de história. Atenta às tecnologias e canais da era digital, a rede adotou um reposicionamento global com foco nas novas necessidades do mercado, trazendo uma identidade visual atrelada ao cenário de marketing atual. A mudança da logomarca impulsiona seu pool de soluções completas de marketing e crossmedia, com foco em ferramentas multicanal e novos serviços de marketing direto, publicações digitais, mobile marketing (SMS e Aplicativos), OnLine marketing (construção de sites, SEO e mídia sociais), identidade corporativa e email marketing. Acompanhada da mensagem “Increase your reach” (Amplie seus resultados), o novo logotipo traz linhas e ângulos limpos, criando um visual sofisticado e contemporâneo, tendo como inspiração as novas tecnologias, plataformas e canais que surgem constantemente.


Os slogans 
Increase your reach. (2011) 
Design, print, copy, communicate. 
Design, print, copy, miracles. 
Miracles in print. 
Printshops of the future.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1970
● Fundador: Rodger Ford
● Sede mundial: Salt Lake City, Utah
● Proprietário da marca: AlphaGraphics, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Art Coley
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 300
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim (23 lojas)
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Comunicação visual
● Principais produtos: Encadernação, cartões de visita e serviços gráficos
● Concorrentes diretos: FedEx Office and Print Services e Franchise Services
● Slogan: Increase your reach.
● Website: www.alphagraphics.com

A marca no mundo
Atualmente a ALPHAGRAPHICS, que presta serviços na área de impressão, cópia e publicação digital, possuí mais de 300 lojas espalhadas por aproximadamente 10 países ao redor do mundo, entre os quais Estados Unidos, Brasil, China, Chipre, Hong Kong, México, Rússia, Arábia Saudita e Reino Unido. O resultado obtido pela filial brasileira posiciona o país como a segunda maior operação em faturamento do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Dentro deste cenário, três entre os 10 maiores franqueados por faturamento do mundo estão no Brasil.

Você sabia?
● Atualmente a ALPHAGRAPHICS atua no sistema de franquia, tendo como perfil dos seus franqueados ex-executivos de grandes empresas multinacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário