BACI


Eles têm sido vendidos internacionalmente por mais de 90 anos como símbolo de amor. Os deliciosos bombons recheados de avelã são envoltos em um romântico papel que traz internamente uma mensagem de amor e paixão. O bombom BACI é a mais pura tradução do doce sendo transformado em afeto e amor. Apreciá-lo é como dar gosto à alma e render-se ao beijo.

A história
O tradicional bombom italiano BACI foi introduzido pela empresa Perugina, fundada em 1907 por Francesco Buitoni, que inicialmente se limitava a produzir amêndoas açucaradas. O famoso e romântico bombom foi resultado do amor entre dois jovens: Luisa Spagnoli, uma confeiteira e esposa de um dos fundadores da empresa; e Giovanni Buitoni, filho de um dos sócios do marido de Luisa, que viviam na cidade medieval de Perugia, na região italiana de Úmbria. Ambos mantiveram seu romance em segredo, enquanto Luisa criava chocolates para a tradicional fábrica. Ela enviava os chocolates que criava embrulhados com recados e beijos ao seu amado Giovanni, que ocupava o cargo de gerente de inspeção da empresa. Passado alguns anos desse amor secreto, Luisa faleceu e Giovanni resolveu criar o chocolate BACIO, que significa “beijo” em italiano, em homenagem a sua amada. O bombom era feito de chocolate escuro com recheio de avelã cremoso e uma avelã, e vinha envolto em um romântico papel cheio de notas amorosas secretas, que hoje em dia vem escrita em sete idiomas diferentes (italiano, inglês, alemão, francês, grego, espanhol e português).


O produto foi lançado no mercado italiano no ano de 1922 em pleno Dia dos Namorados contando com uma inteligente jogada de marketing: sob o papel alumínio, decorado com estrelinhas azuis, que revestia cada bombom, havia um bilhetinho com uma linda mensagem de sonho e amor. Rapidamente o bombom BACIO se tornou sinônimo de romance e amor por toda a Itália. Nas décadas seguintes o produto começou a ser exportado para vários outros países europeus, chegou aos Estados Unidos em 1939 e se transformou em um presente popular entre casais que queriam demonstrar amor e paixão em sua relação. As inovações também ocorreram em relação às embalagens: em 1981 surgiu a Tubiamo (um tubo de papelão que contém 4 ou 7 bombons), depois viriam latas e caixas em formato de coração e bola, e saquinhos, sempre recheados de bombons deliciosos. E novos produtos foram sendo incorporados para atingir não somente casais de apaixonados como também toda a família: surgiu então o BACI em barras, o ovo de páscoa e o panetone com sabor e recheio dos famosos bombons.


A empresa empreendeu diversas ações para reforçar a aura romântica de seu famoso chocolate. Por exemplo, nos anos 60 lançou a Festa dos Namorados. Além disso, passou a exibir nas caixas do produto o quadro “O Beijo”, do pintor romântico Francesco Hayez (1791-1882). Também patrocinou diversas exposições de quadros com o mesmo tema, assinados por diferentes pintores. A companhia aérea Alitalia participou da campanha. Em 1997, pintou um avião com as cores da embalagem dos bombons BACI. Pouco depois, em 1999, a empresa exibiu na cidade de Perugia o maior bombom do mundo, pesando 400 quilos, saboreado festivamente por 28 mil pessoas.


As últimas inovações da marca aconteceram com o lançamento no mercado do BACI in ROSSO, o mesmo bombom original com uma cereja no meio, em 2006; e do BACI BIANCO, o tradicional bombom feito com chocolate branco, em 2011. Essa é a história de um bombom que virou um verdadeiro fenômeno, e como diz um dos bilhetinhos que envolve o chocolate, de autor anônimo,“o amor geralmente produz bons frutos”. Neste caso feito de avelã e chocolate.


O diferencial
Apesar dos bombons BACI serem de excelente qualidade e sabor marcante, seu enorme sucesso pelo mundo afora muito se deve aos versinhos de amor escritos no papel em que são envoltos. São aforismos, provérbios, reflexões banais ou simplesmente pensamentos profundos. A maioria falava, e ainda fala de amor. O beijo é várias vezes citado. Algumas palavras estão vetadas. Jamais se menciona a morte, por exemplo. Os bilhetinhos, hoje em dia, constituem objeto de culto e coleção. Chegam a fanatizar pessoas. Alessandra Miglio, uma moça que vive na pequena Ostia, perto de Roma, e trabalha na Telecom, é um exemplo. Seu arquivo de bilhetinhos foi catalogado para entrar num site. Em 2010, reunia 111 frases criadas por poetas, 104 por escritores, 86 por anônimos, 18 por filósofos, 18 por autores vários, 16 eram provérbios e 9 cantos. Os autores famosos vão de Catulo a Kant, de Doris Lessing a Prevert, de Ovídio a Dante, de Wagner a Proust, de Shakespeare a Fernando Pessoa, de Goethe a Leopardi. Desde setembro de 2009 a marca permite que seus consumidores mandem citações e frases que podem aparecer nos bilhetinhos de seus bombons.


A evolução visual
O tradicional logotipo da marca italiana passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve a tradicional tipologia de letra tão associada à BACI. Além disso, a atual identidade da marca perdeu o casal elegantemente trajado e ganhou um tom de azul mais forte.


Os slogans 
Chi ama, Baci. (Itália) 
Say I love you the Italian way. (Estados Unidos) 

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1922 
● Criador: Giovanni Buitoni 
● Sede mundial: Perugia, Itália 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 (Perugina) 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Bombons de chocolate 
● Concorrentes diretos: Ferrero Rocher e Hershey’s Kisses 
● Ícones: Os recados amorosos escritos em sua embalagem 
● Slogan: Chi ama, Baci. 
● Website: www.baciperugina.it 
A marca no mundo
O BACI se tornou o chocolate mais famoso da Itália, sendo exportado para mais de 90 países ao redor do mundo. Suas vendas disparam na época em que é comemorado o Dia dos Namorados, Natal e Dia das Mães, se tornando o chocolate mais vendido e apreciado pelos casais italianos. Atualmente a marca pertence a suíça Nestlé, que comprou a Perugina em 1988.

Você sabia?
● Apesar de em todas as embalagens do produto aparecer a marca BACI, no papel que envolve o bombom está escrito BACIO, como a marca é comercializada na Itália.
● Suas embalagens são em tom azulado lembrando uma linda noite de céu estrelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário