ARBY'S



Seus restaurantes são opção para uma refeição saborosa, nutritiva e saudável. Sanduíches recheados com tenras e finas fatias de rosbife, frango e saladas preparadas com ingredientes cuidadosamente selecionados fazem parte do cardápio. Um lugar com ambiente moderno para pessoas que procuram tranquilidade na hora de comer. Este é o conceito da rede de alimentação rápida ARBY’S, uma das mais admiradas do mercado americano. 

A história 
Tudo começou na década de 1950 quando Forrest Raffel e seu irmão mais novo, Leroy, fundaram a Raffel Brothers Inc., uma empresa de consultoria para restaurantes, que rapidamente tornou-se a maior dos Estados Unidos. A nova empresa desenvolvia projetos de cozinhas para restaurantes e outras facilidades ligadas à indústria da alimentação. Não demorou muito para os irmãos perceberam o enorme potencial no segmento de alimentação rápida e resolveram criar um restaurante que vendesse muito mais que hambúrguer, hot-dog e batata-frita.


Em uma excursão para a cidade de Boston, eles conheceram um pequeno restaurante de sanduíches que vendia Roast Beef (conhecido no Brasil como rosbife). A ideia de concepção de um novo negócio começava a germinar. De início, os irmãos queriam chamar o novo restaurante de Big Text, porém o nome já era utilizado por um empresário da cidade de Akron. Então, surgiu a ideia de batizar o novo empreendimento de ARBY’S, pronúncia semelhante as iniciais RB de Raffel Brothers (irmãos Raffel). Porém, muitos consumidores costumam achar que RB deve-se a Roast Beef, o que não é uma verdade.


O primeiro restaurante da rede foi inaugurado exatamente no dia 23 de julho de 1964 na pacata Boardman, um subúrbio de Youngstown, no estado de Ohio, servindo apenas sanduíches de rosbife por apenas 69 centavos de dólar, além de batatas fritas, chás gelados e refrigerantes. A primeira franquia da rede, vendida a Sam Feldman, foi inaugurada no ano seguinte na cidade de Akron, também no estado do Ohio. A forte expansão em território americano começou em 1968 quando a ARBY’s inaugurou unidades fora do estado de Ohio, nas cidades de Pittsburgh e Detroit.


Os anos de 1970 foram marcados pelo crescimento da rede, que inaugurava aproximadamente 50 restaurantes por ano, além do lançamento de grandes ícones em seu cardápio, como por exemplo, os exclusivos molhos de BBQ e de raiz forte; a batata “Curly Fries”, que possui um corte espiral e receita original; e o famoso Jamocha Shake, que originalmente levava café, leite, sorvete e calda de chocolate. Em 1981 a rede inaugurou sua primeira loja internacional no Japão. O pioneirismo da rede no segmento de alimentação rápida é bastante reconhecido: ainda em 1981 foi pioneira em oferecer informações nutricionais de seus lanches aos consumidores; em 1989 foi a primeira a lançar uma linha telefônica com ligações gratuitas para que seus consumidores pudessem tirar dúvidas; em 1991 se tornou a primeira rede de alimentação rápida a lançar um cardápio completo com comidas Light, no qual 3 sanduíches e 4 saladas tinham menos de 300 calorias e 94% Fat Free (praticamente sem gordura); pioneira entre as redes de alimentação rápida a proibir fumantes em todos os seus restaurantes em 1994; e inovadora, em 2006, ao começar a eliminar a gordura trans do óleo em que suas batatas são fritas.


O sucesso da marca pode ser comprovado com a inauguração de sua loja de número 3.000 em Tipp City, estado de Ohio, no ano de 1996. Nos anos seguintes a rede cresceu rapidamente e em 2005 foi adquirida pela empresa Triarc Companies. Em setembro de 2008, a Triarc, empresa dona dos restaurantes ARBY’S e cujo conselho de administração era liderado pelo investidor Nelson Peltz anunciou uma fusão com a Wendy’s, terceira maior rede de alimentação rápida de hambúrguer dos Estados Unidos. O acordo foi avaliado em US$ 2.3 bilhões e formou o Wendy’s/Arby’s Group. Nos últimos anos, a ARBY’S sofreu enorme pressão por rentabilidade, muito porque seus sanduíches custam a partir de US$ 5, acima do que cobra a maioria das outras redes. Isto fez com que a rede ARBY’S fosse vendida em 2011 para a firma de investimentos Roark Capital Group.


A linha do tempo 
1978 
● Lançamento do BEEF’N CHEDDAR SANDWICH, um dos mais populares itens de seu cardápio. 
● A rede foi pioneira em disponibilizar informações nutricionais dos itens que compõem seu cardápio aos consumidores. 
1981 
● Introdução de frango em seu cardápio. 
1986 
● Criação da ARBY’S FOUNDATION, uma instituição filantrópica. 
2001 
● Introdução de uma linha de sanduíche com saladas frescas. 
2004 
● Introdução de saladas frescas e wraps em seu cardápio. 
2006 
● Lançamento da ARBY’S CHICKEN NATURALS, uma linha composta por sanduíches feitos de frangos criados naturalmente, sem adição de água, sal ou fosfato. 
2007 
● Lançamento de uma nova linha de sanduíches tostados. 
● Anúncio da eliminação de alimentos com gorduras trans de seu cardápio. 
2009 
● Lançamento da linha de sanduíches ARBY’S ROAST BURGER, todos preparados como o tradicional rosbife da rede. 
2011 
● Lançamento da primeira linha de sanduíches que utilizam a carne Angus em seus rosbifes. 
2012 
● Lançamento de uma linha de sanduíches tostados com peito de peru.


Campanhas que fizeram história 
Ao longo de sua história a marca lançou no mercado inúmeras campanhas publicitárias criativas e divertidas. Porém, nenhuma fez tanto sucesso como a apresentação de seu novo porta-voz (em inglês, spokesman) em 2003. Era o Oven Mitt, uma simpática luva térmica para pegar coisas quentes, dublada pelo ator Tom Arnold, acompanhada do slogan “What Are You Eating Today?”(em português, O que você está comendo hoje?). O personagem se transformou em uma verdadeira febre entre a garotada americana.


A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca continha um chapéu de caubói com a inscrição “Arby’s Roast Beef Sandwich Is Delicious”. Esse logotipo ficou extremamente famoso por seus enormes letreiros com luzes de neon, localizados em frente aos restaurantes, que podiam ser identificados de longe.


A primeira modificação ocorreu em 1975 quando o tradicional chapéu foi substituído por um mais contemporâneo e estilizado. Em 2011 a identidade visual da ARBY’S ganhou um efeito 3D. Já em 2012 a rede apresentou um novo logotipo que possuía uma tipografia de letra totalmente diferente, mas manteve o efeito 3D. Recentemente, em 2013, a marca alterou novamente seu logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra e um visual que remete ao de 1975. Além disso, o novo logotipo teve sua forma ligeiramente achatada.


Os slogans 
Slicing Up Freshness. (2012) 
It’s Good Mood Food. (2011) 
I’m thinkin’ Arby’s. (2005) 
What Are You Eating Today? (2003) 
Now That Your Tastes Have Grown Up! (2000) 



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 23 de julho de 1964 
● Fundador: Leroy e Forrest Raffel 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia 
● Proprietário da marca: Arby’s Restaurant Group, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Brown 
● Presidente: Hala Moddelmog 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 3.400 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Sanduíches de rosbife, batata frita e saladas 
● Concorrentes diretos: SubwayQuizno’s, Blimpie, Charley’s, Firehouse Subs e Togo’s 
● Ícones: O chapéu de caubói de seu logotipo 
● Slogan: Slicing Up Freshness. 
● Website: www.arbys.com 

A marca no Brasil 
A rede só inaugurou sua primeira loja em território brasileiro no ano de 1992 e chegou a ter mais de 25 unidades espalhadas pelo país. Porém, a operação brasileira foi encerrada em 1999 pela falta do sucesso esperado nas vendas de seus sanduíches de rosbifes. Além disso, outros dois motivos foram determinantes para a saída da rede do país: a desvalorização do real e a concorrência com o McDonald’s, que conseguiu manter os preços de seus sanduíches mesmo diante da perda de valor da moeda brasileira. 

A marca no mundo 
Atualmente a ARBY’S, segunda maior rede de restaurantes de alimentação rápida que não vende hambúrgueres do mundo, possui mais de 3.400 restaurantes nos Estados Unidos e em outros cinco países (Canadá, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Qatar). Nos Estados Unidos a rede possui restaurantes em 48 estados, com forte presença em Nova York, Flórida, Texas e Califórnia, onde possui mais de 200 unidades em funcionamento em cada um. 

Você sabia? 
● O item mais popular do cardápio da ARBY’S é o sanduíche Classic Roast Beef, seguido peloBeef ‘N Cheddar
● Hoje em dia um dos filhos do fundador, Jim Raffel, é proprietário e opera três franquias da rede no pequeno estado do Maine. 

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